Comunicado 02/2019

Caros Associados,

Na sequência de vários contactos de Associados relativamente a uma potencial inclusão de uma nova prova no CPTT em substituição da Baja TT Rota do Douro Verde cancelada pelo organizador, vem a Direcção da APPA informar a sua posição:

A FPAK, no seu comunicado 047/2019, além de informar de que a prova do GAS foi cancelada, chama a atenção das equipas para o artigo 8.5 que regulamenta o procedimento a adoptar no caso da não realização de uma prova do campeonato. Com este comunicado, a FPAK definiu (e bem) com base nos regulamentos em vigor qual seria a solução seguida em função do ocorrido.

Foi dado conhecimento à APPA de que o clube organizador da Baja Vindimas do Alentejo, o CPKA, estaria a dialogar com diversos pilotos por forma a conseguir apoio para que a sua prova candidata seja incluída no Campeonato já este ano.

Num campeonato com “apenas” 6 provas, o cancelamento de uma é um duro golpe a todos os níveis e é perfeitamente aceitável que se procurem todas as possíveis soluções para diminuir este impacto. No entanto, a APPA encontra nesta situação algumas questões importantes:

– A forma como as coisas estão a ser feitas, está a criar divisões e atrito entre os participantes do Campeonato devido a terem opiniões divergentes. Nada de positivo poderá sair da criação (ainda que involuntária) de conflitos entre as equipas.

– Não nos parece acertado contornar ou alterar regulamentos a meio de um Campeonato (salvo por questões de segurança), independentemente de concordarmos com a sua pertinência. As equipas que se inscreveram nos campeonatos, fizeram-no com base num enquadramento regulamentar. Qualquer alteração extemporânea nesses regulamentos poderia, em última análise, dar base legal à impugnação da atribuição dos títulos.

A APPA irá propor à FPAK que os regulamentos contemplem a possibilidade de provas suplentes por forma a enfrentar este tipo de situações. No entanto, estamos convictos de que apenas poderá ser equacionada numa eventual alteração regulamentar para campeonatos futuros, caso a FPAK assim o entenda.

– Sendo a prova candidata organizada por uma entidade que ainda não organizou nenhuma prova em nenhuma modalidade, mais sentido ainda faz aguardar o resultado da observação deste ano por forma a garantir a cabal capacidade para a subida da prova ao Campeonato Nacional.

Toda esta situação origina no cancelamento de uma prova, pela 3ª vez, por parte de um clube organizador. Não devemos tentar resolver um problema, correndo os mesmos riscos que o originaram.

Apesar da APPA já ter manifestado divergências quanto ao regulamento de atribuição de provas e estar activamente a trabalhar para a sua modificação, existe um regulamento actualmente em vigor que deve ser cumprido como salvaguarda dos pilotos e demais intervenientes.

– Em virtude do cancelamento da Baja TT Rota do Douro Verde, várias equipas encontraram formas de cumprir com os seus compromissos com patrocinadores (tal como, por exemplo, a participação na Baja de Aragon). A gestão de um orçamento desportivo limitado não se coaduna com este tipo de alterações extemporâneas.

Pelos motivos acima apresentados, a direcção da APPA não encontra fundamentos para a inclusão da Baja Vindimas do Alentejo como prova pontuável para o CPTT de 2019.

Desejamos ao CPKA que sua a prova decorra com o maior sucesso e que em 2020 possa pontuar para o campeonato em pleno direito.